FACHADAS DE CASAS TÉRREAS

Ao adquirir um terreno, o morador normalmente já tem pré-selecionadas em sua mente suas preferências em relação à forma com que gostaria que sua casa tivesse.

Publicado em: 29/04/2018
Trazemos para você nesta reportagem (abaixo) quatorze fachadas de casas térreas. Confira aqui uma seleção de mais 30 fachadas. 

Embora um bom projeto arquitetônico comece pelas necessidades reais que os futuros proprietários demandam, passando por gostos pessoais e pelos recursos que estão dispostos a usar na construção, quase sempre quem constrói começa o projeto pelo lado emocional, ou seja, pelo estilo que a casa vai ter.
Ao adquirir um terreno, o morador normalmente já tem pré-selecionadas em sua mente suas preferências em relação à forma com que gostaria que sua casa tivesse. No entanto, como muitas pessoas não estão ligadas às novidades da arquitetura, este trabalho de reconhecer ou pensar nas características do futuro imóvel nem sempre é tão fácil. Como consequência dessa falta de conhecimento ou de ajuda técnica, vemos inúmeras fachadas residenciais copiadas, mal planejadas ou pouco harmônicas.
Pensando nisso, montamos um pequeno banco de imagens com algumas fachadas de casas térreas interessantes, com linhas arquitetônicas distintas, e que podem servir de inspiração para te ajudar a passar um briefing mais preciso ao profissional que você contratar. Sempre vale ressaltar a importância do trabalho de quem atua nessa área: além de dar dicas e conselhos, eles entendem os gostos, as necessidades e o acompanham até a entrega do projeto. 

Casa Brasília – Isay Weinfeld

No projeto de fachada da Casa Brasília de Isay Weinfeld, a estrutura é horizontal com traçado linear.A varanda é sustentada por pilares conectando o pavimento térreo ao superior. Os materiais usados pelos arquiteto são a madeira e pedra que ganham destaque no contraste com as paredes brancas e com o vidro para dar a amplitude à área de 1100 m² do projeto. Tendo a assinatura carimbada de Isay, a escada em espiral é o meio de acesso ao terraço. Clique aqui para saber mais sobre este projeto. 

Casa do Boi - Leo Romano

A Casa do Boi foi projetada por Leo Romano e sua criação apresenta arquitetura contemporânea valorizada pela estética da conexão dos dois pavimentos por pilares. Acrescentando ao projeto, uma das fachadas laterais recebeu mosaicos que ganham destaque do lado da rua garantindo a privacidade aos moradores. Do lado oposto, os pilares em formatos geométricos dão a sensação de liberdade. Saiba mais sobre o projeto clicando aqui.

Hotel Fasano Las Piedra - Isay Weinfeld 

A fachada imponente harmoniza o rústico da construção sob as rochas com os caixotes minimalistas construídos em linhas retas em um terreno de 480 hectares. Para ver mais fotos sobre este projeto, clique aqui.

Fachada – Roberto Migotto

Projeto de fachada residencial de Roberto Migotto apresenta traços modernistas usando a madeira como destaque garantindo o aconchego e refinamento da criação. O arquiteto usou o paisagismo para incorporar ao projeto um ar intimista em contraste com o granito no piso que dá acesso aos espaços internos da casa.


Casa Quinta da Baroneza - Arthur Casas

Para este grande projeto, Casas utilizou-se de tijolinhos de demolição para criar a fachada da residência. A integração do material com a natureza acontece de forma natural. O desnível foi bem aproveitado na construção. Detalhes em madeira adicionam ainda mais sofisticação à composição. Conheça mais deste projeto!

Casa Jardim Paulista - Arthur Casas

O grande paredão verde criado neste projeto por Casas é um dos pontos cruciais da fachada. O diálogo do green wall - formado por espécies nativas da Mata Atlântica - acontece de forma quase espontânea com o fechamento em madeira. A entrada da casa acaba se diferenciando bastante da paisagem urbana do local. Leia mais sobre este projeto!

Casa do Arquiteto em Iporanga - Arthur Casas
Neste projeto, o refúgio do arquiteto em Iporanga, São Paulo, a sustentabilidade, uma de suas marcas, existe em abundância. A maior parte da construção é feita com concreto revestido em madeira cumaru certificada. Faz parte da concepção da residência, ainda, partes intocadas da Mata Atlântica. A obra é ainda mais valorizada pelo verde que a rodeia. Descubra mais sobre esta casa! 

Residência Santana de Parnaíba - Arthur Casas

O projeto desta residência conta com muita transparência, o que significa abundância de luz natural. Com a ideia de integração em mente, Arthur Casas conseguiu unir os ambientes de forma sutil e funcional. O jardim complementa a moderna composição. Saiba mais sobre este audacioso projeto!

Casa Deck - Isay Weinfeld
Apaixonado por cinema, Weinfeld desenvolveu este projeto como se fosse um roteiro de um filme de suspense. A casa vai se revelando à medida que vai se observando. E sua fachada já tem um bom resumo disso. As grandes janelas, quando fechadas, transformam a construção em uma espécie de retângulo maciço. Além disso, é totalmente integrada à natureza.

Casa Grécia - Isay Weinfeld

Uma assinatura do trabalho de Isay são os elementos naturais trabalhados, geralmente, com elementos mais sóbrios. Neste projeto, o branco dialoga com a madeira do fechamento da entrada e de outra parte da casa. A árvore preservada na calçada da residência junto ao paisagismo idealizado finalizam a composição com bastante estilo. Conheça mais deste projeto!

Casa Marrom - Isay Weinfeld
Neste projeto, Weinfeld utiliza bastante de sua marca e estilo, e faz o fechamento dessa entrada com um grande painel de madeira, que dialoga com a estrutura de pedra da fachada e com a árvore que foi preservada na construção. O verde do paisagismo de dentro da propriedade faz um contraste visual interessante com os tons neutros da rua. Conheça um pouco mais deste projeto!

Casa Santo Amaro - Isay Weinfeld
Neste amplo e arborizado terreno, Weinfeld criou um projeto de residência para se fugir do caos que é São Paulo. Na casa, totalmente integrada e com amplos ambientes, a natureza convida os visitantes e moradores a adentrarem a residência. A escada em madeira com corrimão em inox adiciona modernidade à construção. O paisagismo complementa a composição. Saiba mais sobre este projeto!

Casa 53 - Marcio Kogan

Na fachada deste projeto, Marcio Kogan opta pelo fechamento total da residência em madeira, aproveitando na composição um pedaço da grande sombra da árvore da rua. No entanto, nem tudo é apenas o que parece. No painel, Kogan optou pela utilização de brises móveis. Quando fechados, proporcionam privacidade total. Ao serem abertos, promovem a integração do exterior com o restante da casa, além de dar movimento à fachada. Veja mais fotos e conheça o projeto todo!

Casa Paraty - Marcio Kogan

Localizada numa ilha particular, no Rio de Janeiro, a fachada deste projeto recebeu uma atenção bem descontraída do arquiteto. Kogan optou por construir a casa em blocos, uma de suas peculiaridades, fechando o andar superior com madeira. As pedras utilizadas para marcar o desnível do terreno com a areia enobrecem o projeto. A vegetação foi preservada, arrematando a composição. Veja mais detalhes deste projeto!

Se você se sentiu inspirado com esta seleção de fachadas, separamos para você 30 incríveis projetos publicados em nosso site. Confira.

COMENTÁRIOS

  • LSProjetos - 11/06/2015 20h56
    Não posso negar a existência de harmonia entre a paisagem e a edificação. Também muito menos negarei a falta de harmonia entre padrão social: baixo, médio e alto. Em uma publicação aberta para todo o público em que o interesse principal da autora é satisfazer a necessidade do receptor. Minha necessidade na construção é: Uma ideia coerente ao meu bolso!
  • Marislei Godoy - 26/08/2014 13h15
    Gostaria visual frente de um sobrado?
  • Marizelna Neves - 08/07/2014 14h06
    Olá! Gostaria de uma idéia para frente da minha casa, era uma casa antiga que reformei por dentro; se possível mando as fotos como se encontra hoje. Obrigada!
  • Rosemary - 23/05/2014 01h15
    Ola,tenho uma casa antiga que ja reformei o interior.Meu problema e a frente o que fazer pra melhorar mas sem tirar de vez o estilo antigo.Tem dez metros de frente uma varanda pequena e fica num nivel mais alto que a rua .obg
  • Cacildo Afonso Nunes - 18/05/2014 19h29
    Gostaria de uma sugestão para parte externa da casa a ser construída em condominio fechado em Ribeirao Pret- S.P. Terreno plano, frente para o norte com 14x50 m..E para minha filha. Exigências dela: nao quer jardim, quer varanda em volta da casa toda, nao quer piscina e nem área gourmet, nenhuma janela para frente da casa. Se possivel com telhado aparente, e outra sugestao sem telhado aparente. Gostei de seus exemplares
  • Claudinei - 06/04/2014 14h36
    Adorei a seleção. Adorei o site ! parabéns
  • Dalva - 24/02/2014 20h53
    quero construir uma casa de no maximo 100m2, terreno de 13 de frente e quero uma fachada delicada e economica
  • Viviane Rogéria - 23/01/2014 09h51
    Estou querendo construir em cima da casa de minha mãe, pois ela mora só e eu tb,em baixo quero fazer o atelier dela, pois existe a casa onde mora é muito boa por sinal comprida e tem largura e dá par dividir e ficar ainda com um ponto comercial para alugar. Por favor, me dê uma luz como posso construir.
  • Weliton A F Barroso - 02/01/2014 23h51
    Estou com planos de construção e preciso de dicas
  • Jose De Arruda Filho - 12/10/2013 21h02
    muito importante a ideia
  • Fernanda - 21/07/2013 09h19
    Maravilhosas! Grandes inspirações e regalo para a vista! Parabens lindas

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.