Azulejos pela cidade

Coletivo MUDA, formado por designers e arquitetos cariocas, propõe experimentação geométrica por meio da arte em lugares desvalorizados

Publicado em: 03/01/2018


O cenário urbano é o principal instrumento e meio de transformação no qual o Coletivo MUDA exerce a sua arte. Trata-se de um grupo de designers e arquitetos do Rio de Janeiro que se dedicam à experimentação geométrica, como chamam, pelas ruas da capital carioca. O trabalho exercido pelo coletivo se baseia na composição de painéis constituídos por azulejos e ladrilhos hidráulicos, formando imagens irreverentes e dinâmicas em desenhos que fogem de qualquer padrão, dando um toque de transgressão às linhas da cidade.



Formado por João Tolentino e Bruna Vieira, do escritório de design Estúdio Utopia, e pelos arquitetos Diego Uribbe, Duke Capellão e Rodrigo Kalache do escritório de arquitetura Movimento Arquitetura, a principal proposta do grupo é a busca por espaços tidos como abandonados ou esquecidos. Assim, eles trabalham a ressignificação desses pontos por meio de sua arte, fazendo do lugar mais lúdico e da experiência de quem passa por ali mais colorida.





Definido o local onde farão sua intervenção, eles criam um desenho exclusivo no formato de encaixe do ponto de inserção. Há contraste e harmonia na criação do Muda e nunca repetição, sendo que cada obra é única. Bebendo da forte das artes em grafite, o MUDA pinta seus painéis com tintas em spray, mas também utilizam de fornos, queimando as peças para que a pintura não saia. Com a popularização do trabalho por todo o país, os artistas passaram a receber encomendas particulares, o que colabora com o patrocínio das intervenções urbanas.


 

COMENTÁRIOS

  • Regina - 18/01/2018 08h58
    Lindo, amo. Vcs fariam uma intervenção em um condomínio do Rio dr Janeiro? O condomínio, está começando a deixar de ser popular, por isso talvez não tenhamos condição de pagá_los. Agradecida

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.