Vilanova Artigas ganha exposição em Goiânia

Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO) inaugura mostra em homenagem ao arquiteto

Publicado em: 13/06/2017
Ícone da arquitetura moderna brasileira, João Batista Vilanova Artigas foi o nome escolhido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO) para receber uma homenagem para lá de especial: uma exposição com desenhos artísticos, pranchas impressas de projetos e maquetes do arquiteto, autor de edificações autorais importantes. Intitulada “Nos pormenores, um universo – Centenário de Vilanova Artigas”, a mostra tem a intenção de aproximar o público do trabalho do artista. Entre as obras mais consagradas de Vilanova Artigas estão o edifício Louveira, de1946, o estádio do Morumbi, de1953, e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, de 1961.


Estádio do Morumbi

A iniciativa é muito importante por divulgar o trabalho de um dos arquitetos que ajudou a construir o que hoje conhecemos como linguagem arquitetônica brasileira. De acordo com o presidente do CAU/GO, Arnaldo Mascarenhas Braga, Artigas é uma das maiores referências da arquitetura brasileira. A mostra é uma versão reduzida da versão apresentada pela primeira vez em Curitiba, em 2015, para marcar o centenário de Vilanova Artigas.


Casa Niclewicz

Sediada no Centro Cultural UFG, na Praça Universitária, a exposição segue aberta à visitação até o dia 4 de julho. Nos dias 20, 22 e 27, a programação conta com exibição de filmes a partir das 19h e em seguida debates sobre Arquitetura Moderna Brasileira com participação de professores de diversas escolas de Arquitetura e Urbanismo de Goiás. O horário de funcionamento da exposição será de terça a sexta-feira, das 10h às 18h.


FAU - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

Sobre o arquiteto:

Nascido em Curitiba, em 1915, João Batista Vilanova Artigas se radicou em São Paulo e formou-se pela Escola Politécnica da USP. Ele se consagrou como um dos mais importantes arquitetos brasileiros do século XX. Fundador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, parte do seu legado foi reestruturar a grade curricular do curso antes da ditadura.  Associado ao Partido Comunista Brasileiro, Vilanova Artigas foi perseguido e teve que se exilar no Uruguai por alguns anos. Sua obra é caracterizada pelo estilo brutalista, dentro do modernismo brasileiro.