Por trás das lentes

Designer e empreendedor, foi na fotografia que o artista Claudio Cologni descobriu sua paixão

Publicado em: 04/05/2017
Claudio Cologni é definitivamente um artista. Aos 37 anos, graduado em Design Gráfico pela Universidade Federal de Goiás e sócio do Modul Espaço Coworking, em Goiânia, ele também se dedica à fotografia. Cologni conta que por 15 anos trabalhou como designer, diretamente em contato com diversos clientes e agências de publicidade. “Nesse período pesquisei, estudei e fiz fotografia como hobby, que no passar do tempo acabou se tornando minha grande paixão”, afirma.



O fotógrafo faz tanto trabalhos de perfis autorais quanto fotografias de arquitetura e design. “Sempre tento imaginar como minhas fotos autorais funcionariam nos ambientes decorados, tento imaginar suas cores e tamanhos aplicados”, explica ele. Claudio garante que o maior desafio de se fazer fotos de arquitetura está em conseguir um equilíbrio entre o olhar do fotógrafo e as necessidades dos arquitetos. “assim como no design, o que adoro em um projeto de arquitetura é a metodologia de pesquisa que leva a determinados resultado no projeto. Um espaço antes inexistente, vazio ou diferente passa a ter significado e ajudar em diversas situações em nossas vidas depois de concluído. Não tem como não se apaixonar por isso”, diz.



Claudio afirma que para boas fotos de arquitetura e design, o diálogo com os profissionais responsáveis pela criação dos espaços é fundamental. “Só dessa forma podemos entender os detalhes e funções de cada projeto, que devem estar claros na imagem como resultado final”, garante ele, que enfatiza ver no mundo lá fora sua maior inspiração. “Seja ela amadora ou profissional, a fotografia representa o que estamos sentindo, vendo ou fazendo, ela tenta transportar os espectadores para aquele momento único na linha do tempo da vida de cada um. Todos devemos fotografar, é rico e mantém nossas memórias”, conjectura.

Confira um pouco do trabalho de Claudio Cologni.