Ilha sustentável

Escritório de arquitetura Diller Scofidio + Renfro vence concurso e vai desenvolver eco-ilha na China

Publicado em: 21/11/2016
Dez escritórios participaram do concurso internacional South Sea Pearl Eco-Island, lançado em setembro deste ano, que pretende erguer um centro de turismo ecológico de 250 hectares em uma nova ilha construída na Baía de Haikou, Hainan, na China. Os organizadores do concurso, China Building Center, selecionaram Vicente Guallart, ex-arquiteto chefe da cidade de Barcelona e diretor de Guallart Architects, para desenvolver a ideia conceitual do projeto.



Superando equipes chinesas, europeias e outras norte-americanas, o escritório norte-americano Diller Scofidio + Renfro foi anunciado como o grande vencedor. O lugar terá moradias, um hotel, atrações turísticas e um porto com capacidade para dois grandes cruzeiros.



O júri considerou que o forte do projeto foi ser singular e claro na realização da eco-ilha no conjunto da obra. O projeto destaca uma forma harmônica e imponente emergindo da paisagem, remetendo a uma cratera vulcânica e com uma estrutura contínua que reúne de maneira compacta e eficiente resort, comércio e moradia. Ele ainda permite que o resto da ilha possa ser utilizado para práticas de aquicultura e agricultura, atividades do resort e instalações culturais.



A estimativa é que a construção da ilha tenha início em 2017, com conclusão prevista para 2027. Hainan está localizada ao sul da China, com uma população de 9 milhões, e foi declarada como uma província independente em 1988, se tornando um estado voltado ao turismo.

Sobre Diller Scofidio + Renfro

O escritório, com sede em Nova Iorque, integra arquitetura, artes visuais e espetáculos. Sob o comando de Elizabeth Diller, Ricardo Scofidio e Charles Renfro, a empresa foi fundada pelos dois primeiros 1979, tendo o último se juntado ao time somente em 1997 e se tornado sócio em 2004. Entre os prêmios e honrarias recebidas por Diller Scofidio + Renfro incluem: o Prêmio Nacional de Design do Smithsonian; o Prêmio Brunner da Academia Americana de Artes e Letras; um Obie para uma produção de teatro off-Broadway; a Medalha do Centenário de Honra da Academia Americana em Roma ; a AIA Prêmio do Presidente; a Medalha de Honra do AIA; e AIA Design Awards para inúmeros projetos.