Gigante de aço e vidro

Sede de empresa de tecnologia permite integração total com as paisagens naturais ao seu redor

Publicado em: 21/11/2016


Em pleno distrito prestigiado por grandes corporações em Genebra, destaca-se a a sede de uma empresa de tecnologia que foi construída para se integrar plenamente ao ambiente onde está inserida: próximo ao lago da cidade e aos Alpes suíços. Sua fachada 100% composta em vidro oferece uma visão privilegiada de seus arredores, estabelecendo conexão direta com a natureza que a circunda.



O projeto, assinado pelo escritório SOM, levou em consideração as seguintes premissas: o desenho integrado à sustentabilidade e soluções inovadoras para o local de trabalho. A fachada fechada é assinada por Josef Gartner e conta com um sistema de cortina única que responde às demandas de mudança de estações e condições climáticas externas, e ainda proporciona uma vista excepcional permitindo que a luz natural seja abundante nos espaços de trabalho.   



A forma do edifício foi orientada pelo desafiador formato triangular do terreno e a necessidade de maximizar o espaço aproveitável. Ao elevar as esquinas do nordeste e sul do edifício, um pátio público foi esculpido, criando permeabilidade em relação ao lote, dando a ele uma abertura à área local, facilitando as conexões diretas dos pedestres ao centro de transporte local.



O impressionante espaço abaixo de um balanço e as luzes de 60 a 75 metros, proporcionam um sentido único à chegada dos funcionários e visitantes. A arquitetura extrai referências não só de seu contexto imediato, mas também do lago de Genebra e os Alpes, estabelecendo uma forte identidade entre seus ilustres vizinhos.



O prédio disponibiliza ampla rota de circulação, criando um percurso que conduz da entrada ao restaurante panorâmico, conectando os escritórios de planta livre, 66 salas de reuniões, 31 áreas de trabalho colaborativo, 23 pontos de café, lojas de delicatesse, centro de negócios, academia e dois terraços verdes. O conceito do projeto de interior amplia a conexão vertical e horizontal, respondendo ao desejo do de se criar espaços sociais de colaboração para os  mais de mil funcionários.