O designer do improvável

O francês Mathieu Lehanneur cria novas texturas para materiais reconhecidos como altamente sólidos

Publicado em: 10/10/2016
O designer Mathieu Lehanneur gosta de ver além das aparências e não se intimida com a forma natural que suas matérias primas se apresentam. Prova disso é a sua série Liquid Marble, que sempre que exposta provoca reações de surpresa. Este ano, ele marca presença na London Design Festival e na Carpenters Workshop Gallery, onde estão expostos alguns móveis que receberam o efeito líquido.



Seu primeiro trabalho na série foi lançado em 2013. Na época, Lehanneur surpreendeu a todos com uma pedra de mármore sólida esculpida em 3D que ganhou ares de liquidez. A impressão transmitida era que a peça refletia o mesmo movimento da água de uma piscina quando tocada pela brisa.



Este ano, foi a vez do Chatêau do Vale do Loire receber uma outra obra em mármore simulando a correnteza de um rio. Mais uma vez, causando a surpresa do público. Para a London Design não é diferente. O artista está exibindo uma piscina em mármore preto e alguns móveis que ganharam esse efeito líquido.



Entre eles, destacam-se a mesa de centro com tampo em vidro que exibe uma base líquida de alumínio. Outra peça exposta é o Les Cordes Chandelier, que são tubos que parecem sair do teto. As luminárias Spring e Smoke, ambas de vidro soprado e base de mármore, também foram escolhidas para compor o acervo.



Segundo o profissional, o grande segredo de um bom design é o seu viés humano. Sua recomendação é pense sempre num approach emocional. Lehanneur aponta que há muitos modos de tocar o público. “O cérebro pode ser estimulado de modos diversos”, defende o designer que gosta de provocar nas pessoas reações inimagináveis diante de sua arte.