London Design Festival 2016

Um dos eventos mais prestigiosos do segmento reuniu um time de mentes criativas na capital londrina

Publicado em: 03/10/2016
Um dos mais importantes eventos do design mundial, o London Design Festival 2016 foi criado por Sir John Sorrell e Ben Evans em 2003. A ideia basicamente era criar um evento anual que iria promover a criatividade da cidade, atraindo grandes pensadores, profissionais, comerciantes e educadores do país. Uma das principais características do festival a cada ano é o ambicioso programa de projetos e instalações especiais, no qual figuram nomes do design e da arquitetura consagrados e novos talentos.
Confira alguns dos destaques da edição deste ano do evento, realizado entre 17 e 25 de setembro:



A Sala Verde é uma instalação monumental criada pelo estúdio de design de Londres Glithero em parceria com a fabricante de relógios de luxo Panerai, apoiante de longa data do London Design Festival. Tendo a questão do "tempo" como a inspiração, os designers criaram uma peça cinética que muda nossa percepção do que um relógio pode ser.



O desenhista francês Mathieu Lehanneur convidou os espectadores a entrar em um estado meditativo com o seu trabalho de Mármore Líquido, um grande pedaço de mármore negro esculpido em um realista, ainda estática, representação do movimento do oceano.



Já a instalação do designer britânico Benjamin Hubert, intitulada Folha, traz luzes de LED refletindo na superfície de painéis de aço inoxidável para criar um efeito que se move através das paredes e do teto da galeria.



A instalação do escritório de arquitetura Tabanlıoğlu Architects, com sede em Istambul, tem como inspiração o clássico livro de Sabahattin Ali “Madona em um Casaco de couro”. Intitulada Amado, a obra tem a forma de uma caixa preta de 13 metros de comprimento espelhado na ponte. Os visitantes podem olhar dentro por meio das rachaduras na superfície para ver cenas atmosféricas a partir do romance recriadas com técnicas cinematográficas.



Chamada Sorriso, a obra do arquiteto Alison Brooks é um tubo de quatro lados que se curva para cima, assemelhando-se ao formato de um sorriso, com suas duas extremidades abertas. A instalação em madeira paira 3m acima do solo e tem suas duas extremidades como plataformas de observação do céu.