Imaginação nas nuvens

Exposição Artefato Refeito apresenta trabalhos feitos com partes de aeronaves

Publicado em: 19/09/2016


O verdadeiro artista plástico é aquele que confere significado aos mais diversos materiais, vendo além daquilo que se apresenta. Partindo dessa premissa, 19 artistas aceitaram desenvolver um novo olhar sobre peças e partes de aeronaves que se encontravam em pleno desuso. A iniciativa rendeu 29 inusitados trabalhos que estão sendo expostos na Verve Galeria, no Jardim Paulista, em São Paulo.



O grupo compartilha seus ateliers no espaço 358, que assina a curadoria da mostra, batizada de A.R Artefato Refeito. Nela, spinners, portas, saídas de emergência, trem de pouso, hélices e demais peças receberam um novo significado. Um trem de pouso, por exemplo, foi transformado em uma escultura que remete aos conceitos de equilíbrio e fluidez. Já a parte dianteira da aeronave, conhecida por spinner quadripá, passou a irradiar raios luminosos ao receber iluminação interna.



Para estimular o processo criativo, os artistas receberam peças isoladas de aeronaves e parte de manuais de bordo, como forma de os integrar ao contexto do trabalho. As peças foram disponibilizadas de uma coleção particular que reúne décadas de acervo montado com partes de aeronaves.



Segundo explica a responsável pelo texto curatorial, Angela Varela Loeb, foi possível estabelecer novas conexões da combinação entre as peças e os artistas. “Partes sem funcionalidade em si quando não acopladas a outras tornam-se promessas de que, em conjunto, nos fazem voar. As obras transmitem uma visão de mundo particular dos artistas participantes”, refletiu.



Serviço:
Exposição A.R. Artefato Refeito
Período: de 15 de setembro a 31 de outubro de 2016
Local: Galeria Verve (Rua Lisboa, 285, Jardim Paulista, São Paulo)
Horários: de terça a sexta, das 10h às 19h e Sábado, das 11h às 17h.
Artistas participantes: Anderson Barbosa, Ayco, Ermãos Monjon, Evandro Angerami, Fabio Q, Felipe Guimarães, Felipe Ikehara, Heverton Ribeiro, João Cunha, Keyla Rosa, Mari Mats, Monocrew, Renan Cruz, Rafael Hayashi, Ronah, São, Valdinei Calvento Jr, Walter Muller e W2.